Todas as famílias têm os seus problemas, mas a violência nunca deveria ser um deles. A cessação da violência doméstica pode salvar as relações, reabilitar os infractores e prevenir o abuso infantil. Um Programa de Intervenção de Violência Familiar, ou FVIP, serve para responsabilizar os agressores de violência familiar e dar-lhes as ferramentas para mudarem os seus comportamentos.
Também dá prioridade à segurança da vítima, retirando o infractor da equação até que este seja tratado de forma apropriada.
Eis algumas das vantagens do FVIP e como se inscrever num Programa de Intervenção de Violência Familiar.
1. Minimiza as questões legais
Uma das melhores razões para um agressor de violência doméstica jogar juntamente com o programa é porque pode ajudar nas suas questões legais. Para um tribunal que se ocupa de revogar ou não a custódia ou visitação de crianças, a participação no FVIP pode parecer promissora. Mostra que o infractor está a procurar ou a aceitar ajuda.
A participação num Programa de Intervenção de Violência Familiar ou numa aula de gestão da raiva também pode ser ordenada pelo tribunal.
2. Abordar a origem do problema
Algumas das razões pelas quais os abusadores domésticos descarregam a sua raiva nos seus familiares podem incluir questões de gestão da raiva, sentimentos de inferioridade, e comportamentos aprendidos. Também só podem chicotear quando tenham estado a beber ou a abusar de drogas.
Uma parte importante da frequência de um FVIP é erradicar a fonte das suas tendências violentas. O que desencadeia um episódio violento e quais são as formas saudáveis de redireccionar ou abordar esses sentimentos?
Em alguns casos, um Programa de Intervenção de Violência Familiar pode ser o primeiro passo para um processo de recuperação muito mais longo, e extremamente necessário.
3. Reparar as suas relações
A violência doméstica pode fazer ou quebrar uma relação. No entanto, algumas pessoas hesitam em abandonar o seu parceiro quando este comportamento abusivo é um desenvolvimento recente. Nesses casos, um Programa de Intervenção de Violência Familiar pode salvar uma relação antes que as coisas piorem.
Um FVIP também serve como um lugar seguro para abordar questões que uma pessoa pode estar demasiado consciente ou insegura para discutir noutro lugar.
4. Comunicar melhor
Estilos de comunicação pouco saudáveis causam problemas mesmo nas melhores das relações. Em relações abusivas, pode significar que o parceiro abusado nunca sente que tem a oportunidade de se exprimir.
Os Programas de Intervenção de Violência Familiar proporcionam amplas oportunidades para as famílias não só dizerem umas às outras como se sentem, mas também desenvolverem as ferramentas para comunicar melhor o avanço. Eles podem determinar se esta relação pode ou não ser salva e quais seriam os termos para isso.
5. Aprender Comportamentos Saudáveis
Parte da razão pela qual os agressores de violência doméstica fazem as coisas que fazem é que não conhecem melhores alternativas. Quando se enfurecem, atacam com violência. Ou talvez lhes tenha sido ensinado desde a infância que a agressão é a única forma de conseguirem o que querem.
Um FVIP visa ensinar-lhe o que correu mal na sua relação e como são os comportamentos saudáveis. Pode aprender as competências necessárias para melhorar as suas relações e resolver os problemas que levaram à sua inscrição no programa.
6. Comportamentos Tóxicos Não Aprendidos
Do mesmo modo, um Programa de Intervenção de Violência Familiar pode ajudá-lo a desaprender comportamentos tóxicos que provavelmente lhe foram ensinados desde a infância. Talvez tenha visto um pai dominar o agregado familiar com agressões físicas. Ou talvez um parceiro passado só tenha respondido a seu favor com certos comportamentos.
O abuso físico como resultado de problemas de raiva também pode ser tratado em aulas de gestão da raiva. Aprenderás que a raiva é uma escolha e que depende de ti o que fazes com essas emoções.
7. Obter Informação e Recursos
Como em qualquer classe, um FVIP fornece toda a informação e recursos de que necessita. Não só encontrará outras pessoas numa situação semelhante, como também poderá falar com profissionais que terão o tempo necessário para compreender o seu ponto de vista. Só então o poderão ajudar a fazer as alterações adequadas.
Se estiver a ter uma aula online, tente assistir a reuniões de grupo para complementar as aulas.
8. Fazer emendas
Algo que impede muitas pessoas de pedir desculpa ou de lidar com a sua raiva é a culpa e o ódio de si próprias. Fora da terapia, as pessoas engarrafam essas emoções e acabam por explodir da pior forma possível.
Um Programa de Intervenção de Violência Familiar é a oportunidade perfeita para pedir desculpa e fazer reparações pelas suas acções passadas. Não se pode desfazer as acções passadas, mas pode-se abrir um novo e melhor caminho com compreensão e respeito.
9. Reparar a sua imagem
O abuso doméstico é um problema grave que não parece bom para uma família. A maioria das relações mantêm-no em segredo por uma razão. A violência doméstica no local de trabalho pode resultar em ruptura, e as suas relações sociais irão sofrer.
No entanto, procurar e aceitar tratamento mostra à família, amigos, e empregadores que está a trabalhar para melhorar. A conclusão de um FVIP prova-lhes que você investiu no tempo e que é uma pessoa melhor por tê-lo feito.
10. Encontrar a paz interior
Muitas questões familiares são o resultado de traumas infantis ou de culpa. É difícil para uma pessoa enfrentar os seus problemas e lidar com eles na sua vida quotidiana normal. É por isso que a terapia existe.
A transformação do tipo de pessoa que poderia causar abuso físico para um parceiro respeitoso requer tempo e esforço. As aulas de violência doméstica são apenas o início da sua viagem, mas é um bom primeiro passo para se melhorar. Pode também encontrar a sua vida a melhorar de outras formas fora das suas relações.
Experimente um Programa de Intervenção de Violência Familiar
Embora os Programas de Intervenção de Violência Familiar sejam frequentemente condenados por um juiz, são também uma oportunidade que deve ser aproveitada. Não só pode tornar-se um melhor parceiro, como também pode abordar os processos de pensamento que causam problemas em outros aspectos da sua vida.
Tudo isto é apenas uma parte do que aprenderá num Programa de Intervenção de Violência Familiar. A cessação da violência doméstica começa por si.
Se estiver interessado num Programa de Intervenção de Violência Familiar na Geórgia, contacte-nos. Estamos disponíveis em Marietta, Lawrenceville, Duluth, Jonesboro, e Fayetteville.